Cimbramento
Também conhecido como escoramento horizontal, o cimbramento da Impacto foi criado visando desenvolver a modularização das obras na construção civil.
Os sistemas convencionais utilizam grandes volumes de madeira nas obras, que demandam uma mão de obra especializada, com baixos índices de produtividade e alta geração de resíduos. Com peças em aço galvanizado e alumínio de alta resistência, o sistema Impacto oferece alta resistência e durabilidade, permitindo sua reutilização em vários empreendimentos.
Além disso, todo o sistema de cimbramento foi desenvolvido pensando-se na simplicidade da montagem, desmontagem e transporte, utilizando apenas 5 tipos de peças que encaixam de maneira única, impedindo erros.
O sistema Impacto é composto por Longarinas Principais (LP’s), que são apoiadas pelas escoras verticais, e Longarinas de Distribuição (LD’s), apoiadas e espaçadas a cada 61 cm nas LP’s através do sistema Cabeça e Pino.
Após a concretagem e, passando o tempo previsto pelo calculista, as LD’s podem ser retiradas através do desacoplamento das peças Pino e Cabeça. Desta forma, as LD’s são retiradas sem a necessidade de retirar também as LP’s. No sistema Impacto, o reescoramento é uma atividade de extrema simplicidade e que demanda um curto período de tempo.
Cerca de 250 m² de cimbramento metálico da Impacto podem ser montados por 1 carpinteiro e 2 serventes, a cada 2 dias de trabalho.
Montagem
Passo 1:
Encaixe o pino na cabeça e gire-o para efetuar o travamento.
Passo 2:
Encaixe o pino na longarina principal e gire-o para travar.
Passo 3:
Certifique-se que está tudo travado para poder receber as LD’s.
Passo 4:
Após prender a cabeça à LP, é preciso suspendê-la por escoras. Sempre em pares para que a estrutura não desequilibre.
Passo 5:
Com as LP’s travadas e sustentadas, só falta encaixar as LD’s (Longarinas de Distribuição).
Após montado, o sistema está pronto para receber as fôrmas na modulação 61×61 cm ou 80×80 cm.
Vantagens:
- Dispensa mão de obra especializada
- Consumo de escoras reduzido
- Permite a retirada das fôrmas sem realocar escoras
- Sistema à prova de erros que impede a montagem incorreta
- Menos número de peças por metro quadrado