Tradução do texto da HM
Durante a semana BAUMA, o Prof. C. Seeßelberg foi visitado por uma delegação de alto escalão de Fortaleza no nordeste do Brasil, para quem organizou um programa interessante. O grupo era formado por executivos de construtoras brasileiras e alguns professores de engenharia civil. Como parte da associação para inovação na construção (Inovacon), eles se preocupam com a questão de quais inovações em construção usadas na Alemanha também podem ser úteis para o Brasil.
No dia 24 de outubro, o Prof. J. Jungwirth mediou uma visita à empresa de engenharia SSF Ingenieure (ver Figura 1). O gerente da divisão responsável por projetos de grande porte e internacionais, Matthias Scholz, apresentou a empresa e o projeto da 2ª linha troncal do S-Bahn e discutiu o uso do BIM com os convidados brasileiros, entre outras coisas. A nossa mestranda Larissa Silva, ela mesma brasileira, fez um excelente trabalho de interpretação de toda a discussão.
Em 29 de outubro, a Associação da Indústria da Construção da Baviera convidou. O vice-presidente Norbert Peine recebeu os convidados e apresentou diversos temas do setor da construção, incluindo a dupla formação profissional.
O Prof. R. Steinmann apresentou o tema BIM. A visita ao local do casco da nova editora Callwey (ver imagem 2) organizada por Werner Goller da associação da indústria da construção e Manuel Schraml da Implenia também despertou grande interesse entre os nossos convidados.
Roland Eberhart, membro da direção da Implenia Hochbau GmbH, Munique, deu as boas-vindas aos participantes. Ao final da semana movimentada, o chefe da delegação, Prof. Eduardo Cabral, agradeceu ao Prof. Seeßelberg e a todos os anfitriões pelas muitas impressões que agora puderam ser levadas de volta ao Brasil e convidou os alunos da faculdade para uma revisita para Fortaleza. Aliás, já fomos convidados lá com 26 alunos na excursão do Brasil em 2020.
Atualmente, está sendo considerado se a próxima excursão de engenharia civil ao Brasil poderá ocorrer na primavera de 2024, liderada pelos professores Dürr e Seeßelberg.
Leia na íntegra:
https://www.bau.hm.edu/aktuelles/news/newsdetail_325248.de.html